4 de ago. de 2011

A magia do futebol

Sei lá,assistir o jogo Flamengo e Santos me deu uma vontade de reatar esse meu blog...


Fazia já um certo tempo em que não publicava nada...vamos ver agora se voltamos ao nosso do tempo de auge,durante a Copa do Mundo de 2010...

Mas enfim,presenciar,mesmo que pela TV,aquela partida me fez sentir algo um pouco estranho.

Pensar que o futebol,de verdade,é aquilo ali.

Não é esse jogo de defesa.De quem se defende melhor sairá vencedor,porque o futebol no fundo não é isso,é algo diferente.É como Flamengo e Santos nos mostraram naquela noite.

Um dia o futebol foi assim.Em 70,quando,obviamente e talvez até infelizmente,eu não era nascido e não pude presenciar a geração de Pelé,Tostão,Carlos Alberto Torres e companhia.

Sei que de um jeito ou de outro,o futebol mudou.Passou a ser truncado,defensivo,e consequentemente mais chato.

Me deu desgosto torcer para o Brasil da Copa de 2010.Aquele time que o objetivo era primeiro acertar a defesa.O ataque,o gol,era mero detalhe.

Mas claro,ainda temos nossas bacanas exceções.Ver Neymar,Ganso,Messi e o futebol do Barcelona,talvez sejam o único motivo para se sentar e realmente assistir uma partida de futebol,de cabo a rabo.

Mas como o futebol conquistou a nós,brasileiros,e ao mundo,é um fato distante,e até estranho.Milhões de pessoas param pra ver 22 homens,às vezes mulheres,correrem atrás de uma bola e com o objetivo da mesma ultrapassar uma linha que divide a trave e o fundo da rede.Por que até,que torcedor fanático não para e presencia um jogo de seu clube?Por que o Corinthians,por exemplo,coloca 30 mil pessoas no Pacaembu,em plena quarta-feira a noite,em um jogo válido pela sétima rodada e ainda,medindo 7 graus?

Que esporte consegue ser capa de jornal com a manchete de que um time saiu vencedor,outro perdedor,e que o outro ali está em crise?Qual consegue ser assunto do "happy hour" com os amigos no bar,assunto na escola,no trabalho,na universidade,até mesmo em casa entre pai e filho,marido e mulher?

Mas aí posso dizer que o papo é outro,porque o futebol ainda tem a sua magia.A magia de encantar a todos,mesmo com o dito "novo" futebol.Querendo ou não,nós estamos "viciados"nesse esporte.Porque mesmo escrevendo esse post,é óbvio que eu vou continuar amando o futebol,assim como todos os brasileiros.

Por que,afinal,o que seria do Brasil sem o futebol?

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente! Parabéns! Texto inteligente e correto na opinião.

Soham disse...

Fala, Gustavo! Legal ver o "Redonda" atualizado! Essa partida entre Santos e Flamengo foi realmente muito diferente de tantas outras que acontecem diariamente. Bem que poderia ser algo comum, dois times atuando buscando o gol a todo momento e proporcionando um belo espetáculo.

Vida longa ao futebol bem jogado e ao seu blógui. E valeu por cada visita e comentário lá no Jogada De (E)feito.

Abraços.