22 de mai. de 2013

O sério futebol de brincadeira


(texto originalmente publicado no Blog do Torcedor, do GloboEsporte.com. Aqui o link: http://globoesporte.globo.com/sp/torcedor-corinthians/platb/2013/05/22/cartola-fc-1-a-liga-do-blog-e-apresentacao-do-cartoleiro/)

Já é tradição: o Brasileirão tem seu início, as especulações sobre as possíveis transferências aumentam, mas a principal distração vem do Cartola FC.

Para quem não sabe, o fantasy faz com que você se torne o técnico de uma equipe de futebol. Nesse time o administrador tem o direito de comprar jogadores de qualquer outro time pertencentes à Serie A e juntá-los sob a mesma custódia – no caso, a sua. No final de cada rodada, confere-se os pontos obtidos por cada integrante de sua equipe de acordo com o seu desempenho na vida real e esses pontos são somados para que se obtenha um placar final. O jogo vai se desenrolando a cada rodada e seu time pode se valorizar, em caso de bons resultados, ou perder dinheiro, caso as coisas estejam indo de mal a pior.

Então, para quem está pensando em começar ou até mesmo para quem já é experiente, seguem importantes dicas para pegar o jeito da coisa:

- Procure sempre o bom e barato. As vezes esses jogadores podem render muito mais pontos do que os craques renomados – e que, portanto, são caros.

- Sempre escale seu time de acordo com o atual desempenho do atleta na vida real. Se o jogador x está em uma boa fase, não deixe de colocá-lo no seu time!

- Nunca esqueça de verificar contra quem o time de seu jogador está atuando e se é dentro ou fora de casa. Por exemplo: se você quer um atacante que tenha tendência a marcar gols na rodada, escolha um que está jogando como mandante, já que, nesse caso, a equipe com a torcida a favor sempre – ou quase sempre – ataca mais. No caso da escolha de um defensor ou de um goleiro, pense que sua equipe, ao jogar fora de casa, receberá mais perigo e eles serão, portanto, mais exigidos.

-Por fim, escale seu time em todas as rodadas. Se você quer de fato obter uma boa pontuação geral e, por ventura, ganhar prêmios, é necessário não deixar seu time na mão.

No começo pode parecer meio complicado, mas depois você vai pegando o jeito. 

Aproveite o Cartola FC porque ele é de fato muito divertido, mas não deixe de torcer para o seu clube de coração, hein?!

0 comentários: