"NENHUM PASSO PARA TRÁS!"

Os protestos vêm tomando conta do Brasil. Confira minha opinião.

A FALTA DA VOZ

A torcida do São Paulo, em meio ao ruim desempenho da equipe, pede a volta de Muriciy.

A SELEÇÃO QUE PRECISAMOS

Saiba a minha opinião a respeito dos 11 titulares da Seleção Brasileira.

ESTRELA DE CAMPEÃO

A defesa de Victor foi a maior prova de que o Atlético está no caminho certo para o título.

A POESIA DE NEYMAR

Neymar se despediu ontem do Santos para assinar contrato com o Barcelona.

10 de ago. de 2012

Lenda do atletismo

Foi destaque do dia de ontem, destaque do atletismo em Londres e como se não bastasse, foi das Olimpíadas inteiras, contando todos os atletas de todas as delegações.

E se tornou uma lenda: manteu o bi-campeonato nos 100m e 200m, as duas provas mais nobres do atletismo.Nem Yohan Blake, nova revelação do atletismo jamaicano, conseguiu impedir Usain Bolt de ganhar sua 5ª medalha de ouro em Jogos Olímpicos.

A soberania de Bolt é mostrada em números; fora o tempo final, de 9s63, o jamaicano correu, como velocidade máxima, cerca de 43 km/h e deu 41 passos.Blake, 46.

Usain é extremamente alto para provas de corrida e compensa a sua péssima largada com um meio e final de prova sensacional.Possui 1,95 de altura e 10 centímetros a mais de passada que seus adversários.

Estudos ainda apontam que sua marca, se não for batida por si próprio, só seria alcançada em 2030.

Bolt superou até mesmo o eterno e lendário Carl Lewis, que havia conquistado o ouro dos 100m e 200m em 1884, Los Angeles, porém não conseguiu manter o ouro nos 200m em 1998, em Seul; nos 100m ele se sagrou novamente campeão da prova.

Em Kingston a festa foi total pela participação dos jamaicanos nos 200m.O pódio ainda foi completado pela revelação já citada Yohan Blake e por Warren Weir, todos nascidos na Jamaica.

Assim como sua velocidade em provas, Usain se tornou uma lenda rapidamente, precisando de apenas 5 provas olímpicas.Com muito bom-humor antes e depois das provas, cativou um espaço no coração de todos os londrinos presentes no Estadio Olímpico, tendo o nome gritado por toda a plateia.


Se em Pequim o principal atleta foi Michael Phelps, em 2012 Usain Bolt precisou de apenas 28 segundos de provas(sem contar os 4x100) para se tornar uma lenda do atletismo e de Olímpiadas.Marcou o nome na história e se os estudos se confirmarem, ficará por um bom tempo por lá...



(novamente fotos totalmente exclusivas para o Redonda)

8 de ago. de 2012

Caíram com honra
















Ambos em quartas de finais,ambos jogando bem...porém ambos eliminados.

O Brasil caiu duas vezes em dois dias seguidos; no handebol feminino e no basquete masculino, em situações quase idênticas.

Pelo lado das mulheres, foram derrotadas pela Dinamarca em jogo disputado e emocionante até o fim.Abriram 4 gols de diferença mas por alguns erros,algumas bolas perdidas e uma dose de desconcentração, foram eliminadas.

Precocemente,pelo que haviam jogando e pela motivação que as meninas estavam.Quinto lugar no Mundial do ano passado, elas vieram determinadas em busca de uma medalha, mas saíram de mãos abanando.Nada que desmereça o feito inédito; quartas de finais em Olimpíadas e em um Mundial,disputado em São Paulo.

jogadoras do handebol do Brasil após derrota (Foto: AFP)

Pelo lado dos homens a situação foi um pouco mais decepcionante, tendo em vista que os jogadores vieram cercadíssimos de expectativa.Possuem um técnico de primeira linha, 4 jogadores da NBA, um dos melhores armadores do mundo e um plantel de reservas muito equilibrado.

Fez uma fase de grupos excelente, com 4 vitórias e uma derrota, em uma cesta espírita no final da partida, se classificando portanto em segundo lugar.

Se deu mal no sorteio e por azar teve que enfrentar a Argentina, eterno algoz do basquete nacional.

Foi bem na partida,se igualando em quase todos os números, exceto nos lances livres.Foram 12 erros, o que seria suficiente para vencer a partida.

O basquete brasileiro ressurgiu das cinzas, deu tudo o que tinha na quadra, e como sempre raça e vontade não faltaram.Após 16 anos o basquete voltou a ser motivo de orgulho no país do futebol.

Volto, portanto com o tema de todos os posts.Não é motivo para abaixar a cabeça, afinal eles e as meninas do handebol estão entre as 8 melhores equipes do mundo.

E volto a mais uma coincidência: os dois foram finalmente reconhecidos pela torcida brasileira, que compreendeu o esforço e a dedicação de cada atleta.

Quem sabe não é experiência para a medalha vir em 2016...

6 de ago. de 2012

Ginástica enfim brilha



Em Atenas 2004, Daiane dos Santos era a maior esperança de ouro da delegação; a esperança não era à toa, tendo em vista que no ano anterior ela havia sido campeã mundial, em Anaheim, Estados Unidos.

Caiu em seu solo e acabou com a quinta colocação geral, para desapontamento próprio e nacional.

Quatro anos depois ela voltara a uma Olimpíada,em Pequim, dessa vez sem o mesmo favoritismo,que estava pelo lado de Diego Hypólito, campeão mundial um ano antes.Repetiu a brasileira e caiu em seu solo, em uma das maiores decepções da história do Brasil em Olimpíadas.

Neste ano a esperança estava depositada em Jade Barbosa, que coleciona medalhas em várias Copas do Mundo e Mundiais.Não participou dos Jogos,no entanto, por discordar dos termos de uso de uniformes e as marcas dos patrocinadores da seleção do Brasil.Diego e Daiane voltaram a cometer erros esse ano e foram eliminados precocemente.

Nos últimos 10 anos todas as fichas foram jogadas nesses 3 ginastas.E foi no ano passado que Arthur Zanetti despontou como uma revelação:conquistou a medalha de prata no Mundial de Tóquio.

Visto este ano com um olhar diferente por sua medalha prateada,Arthur se preparou bem, tanto tecnicamente quanto psicologicamente para estrear em Olimpíadas.Com uma apresentação impecável, Zanetti conquistou a medalha de OURO para o Brasil,com a nota de 15.900,desbancando também o chinês Chen Yibing,tetracampeão mundial e vencedor em 2008, que anotou 15.800.Diferença mínima,porém suficiente para garantir a dourada.



Passados 8 anos do primeiro fracasso,a ginástica brasileira pôde enfim ouvir o hino nacional executado durante a premiação.

Voltando ao tema do outro post,Arthur a partir daqui passará pela mesma pressão que os 3 foram alvo durante esses últimos anos.Mas isso é papo pra depois, porque agora é comemorar: Arthur Zanetti é medalhista de ouro nas argolas,para orgulho de sua família...

















...e do Brasil inteiro!


(todas as fotos totalmente exclusivas para o Redonda,inclusive a da medalha olímpica)

5 de ago. de 2012

Um espelho para 2016

Em apenas um dia um total de 6 medalhas de ouro foram conquistadas pela Grã-Bretanha.

Dessas 6,metade delas em provas de atletismo.

Fruto de uma boa preparação pré-Olimpíadas,Greg Rutherford,que bateu Marcus Vinicius da Silva,o "Duda", Mohamed Farah e Jessica Eniss foram campeões nas provas de salto em distância,10.000m e heptatlo,respectivamente.

Eis então a pergunta:o fato da Olimpíada ser em Londres influencia o resultado dos atletas?Respondo com absoluta certeza que sim.Eles tinham uma pressão maior e com base nisso se prepararam mais para fazer história; o feito de 6 medalhas douradas por atletas britânicos em apenas um dia não acontecia desde 1909.Contavam a cada prova,ainda,com apoio da torcida,que impulsionava seus atletas a vitória.

Se comparado a Pequim 2008 a Grã-Bretanha tem uma melhora impressionante.Com apenas metade dos Jogos completados,o país já acumula 11 medalhas de ouro,contra 19 no total em Pequim.

É impossível,portanto,não parar para refletir no que será 2016,quando os Jogos chegarão ao Rio de Janeiro.O número de medalhas certamente subirá e se levarmos em conta as revelações que neste ano não ganharam medalha por falta de experiência ou por um trabalho psicológico mais efetivo podemos até dobrar a quantidade;desde os meninos do judô,como Rafaela Silva,Mayra Aguiar,Sarah Menezes e Felipe Kitadai(os últimos 3 medalhistas esse ano mas que podem manter ou subir de degrau no pódio) até Sergio Sasaki,Arthur Zanetti(que ainda disputa a final) e Jade Barbosa,todos da ginástica.Ainda podemos acrescentar "Duda",promessa do salto em distância,as novas gerações de esportes coletivos e a natação,com Bruno Fratus e Thiago Pereira, que apesar de experiente conta com fôlego para mais uma Olimpíada.

Sem esquecer também que o Brasil vai ser país-sede e vai ter garantido algumas classificações...quem sabe não brota um novo super talento que vai despontar como medalhista de ouro?

E os medalhões então?Cesar Cielo pode ainda disputar os jogos de 2016,assim como Fabiana Murer,Diego Hipólito(?!) e quem sabe até Maurren Maggi.

Técnica o Brasil tem de sobra,porém ainda peca no fator psicológico.Apesar de ter o impulso de se disputar uma Olimpíada em casa,há a pressão maior justamente por esse fato - o de se disputar no próprio país.

Quanto à organização,os jogos do 2016 são uma incógnita.Ainda não ouvimos falar de nenhuma obra sendo sequer iniciada,tendo em vista que 2 anos antes uma Copa do Mundo vai ocorrer,com a final no Rio de Janeiro.

Acabo me prolongando um pouco no assunto Rio,que ainda tem muito a ser debatido.Penso em coisas extremamente positivas em termo de medalhas,mas ao contrário em termos de organização.


Volto ao tempo presente.A torcida inglesa entrou em delírio hoje ao ver a queridinha do país Jessica Eniss conquistar a sonhada e merecida medalha.Um pouco depois era confirmada a vitória de Greg Rutherford no salto em distância e dali alguns minutos o naturalizado inglês Mohamed Farah cruzava a linha de chegada com domínio sob seus adversários,para fechar o segundo dia de atletismo,abrindo de vez o cadeado.



A senha é uma fórmula simples: 3(atletismo) + 2(remo) + 1 (ciclismo).Aberto o cadeado a Grã-Bretanha continua em busca de mais medalhas,para,quem sabe, abrir e expandir esta senha antiga que contava há 4 anos com 19 dígitos.

O desempenho da Grã-Bretanha então serve de exemplo,mas também de atenção,ao que o Brasil pode vir a fazer em 2016.

4 de ago. de 2012

Comemora,Brasil!



O texto para a vitória já estava preparado, com requintes de emoção e felicidade extrema pelo suposto bi-campeonato de Cesar Cielo.Como se não bastasse,previ ainda uma prata para Bruno Fratus.

Infelizmente existem dias em que as coisas não dão certo; de vez em quando você se depara com um dia perfeito de seu adversário,ás vezes em decorrência de problemas pessoais ou simplesmente por uma fração de segundo,uma estratégia traçada errada na hora H.

O nadador brasileiro era,sim,a maior esperança de medalha dourada para o Brasil nestas Olimpíadas.E é lógico que os torcedores e a imprensa iam apontar um fracasso por parte do nadador com o resultado de hoje,enquanto seria reverenciado em caso de vitória.Vinte e um centésimos separaram Cielo da glória para o apontado fracasso.

Mas o criticá-lo é um pecado:Cesar Cielo é o recordista mundial e olímpico da prova e é considerado,no atual momento,o terceiro nadador mais rapido do Universo.Sim,de 7 bilhões de pessoas, ele é o TERCEIRO.

Levando em conta o que ele poderia fazer,é decepcionante?Claro,eu tenho certeza que 10 em cada 10 brasileiros esperavam ansiosos por esse momento e imaginavam uma vitória,que acabou não ocorrendo.Mas é extremamento injusto apontar um fracasso.

O próprio Cielo saiu frustadíssimo com seu resultado e,como vem sendo comum entre os brasileiros,saiu chorando da arena.Um choro legítimo,de tristeza profunda.

Espero,pois,mais choros de alegria durante essas Olimpíadas.

E não é porque exijo mais vitórias.Exijo mais reconhecimento próprio,afinal a participação olímpica já é um feito pra ser comemorado... e uma medalha olímpica em um país que não é uma potência,então?Ou é 8 ou 80?

Comemora Brasil,o recordista mundial da prova e medalhista olímpico nasceu em Santa Barbara do Oeste,aqui no interior de São Paulo!


(sim,o quarto melhor também é brasileiro!Bruno Fratus fez o melhor tempo de sua vida,mostrou grande desenvoltura nas piscinas e fora delas e ainda concedeu ao Redonda uma pequena entrevista,que será postada em breve)

#FORÇABRASIL

2 de ago. de 2012

A essência do judô que cativa um espaço mais do que merecido

494395 Mayra aguiar conquista o bronze no judô Medalhas do Brasil nas Olimpíadas de Londres 2012

Mayra Aguiar ajudou hoje o Brasil a expandir seu quadro de medalhas,com o bronze conquistado na categoria até 78 kg e se juntou a Felipe Kitadai com o terceiro lugar nos jogos de Londres; Sarah Menezes conquistou a medalha de ouro no último sábado.

Não só responsável por 3 das 4 medalhas até aqui do Brasil,o judô acumula 18 pódios,sendo então a modalidade mais premiada desde a primeira participação brasileira em 1920.

E como todo esporte,há fracassos.Leandro Guilheiro,esperança máxima de mais um ouro para o Brasil nesta Olimpíada, fracassou,assim como Rafaela Silva,Érika Miranda,Tiago Camilo entre outros...

Talvez falte um trabalho psicológico melhor para os atletas,que já vão para as Olimpíadas sobrecarregados de pressão e em caso de falha há,evidentemente, a cobrança.Caso de Rafaela Silva,vitima de racismo e xingamentos pesados no Twitter.

E pelo visto ela não é de levar desaforos pra casa:rebateu na mesma moeda, devolvendo a "gentileza" a desconhecidos da rede social.Não é,com certeza,a melhor forma de se resolver,mas eu entendo totalmente o lado da judoca.Com a cabeça quente da inesperada derrota ela encontrou lá o seu meio de desabafar.

Porque,injustamente,o judô ainda briga por espaço na mídia e agora,sem sombra de dúvidas,cativou um espaço dentro dos brasileiros.Como já citado rende o maior número de medalhas e é um esporte sensacional,que além de técnica e garra, exige uma gigante concentração do atleta.Fora do eixo,você jamais verá um lutador saindo com um bom resultado.



Assim como em todos os esportes,todos os atletas tem um lado melhor e outro nem tanto.Exemplo de Leandro Guilheiro,que tem como característica agarrar o quimono o tempo inteiro(preferência estudada e barrada pelos seus oponentes) e de Tiago Camilo que prefere um braço esticado para dominar a luta.

A arte marcial portanto ganha uma atenção maior- é claro que sempre teve,dependendo da pessoa,mas não tenha dúvida que o número de glórias conquistadas com esse esporte deu um espaço maior que já era muito mais do que merecido,levando em conta ainda que a delegação brasileira levou 14 judocas para a Inglaterra neste mês.

Amanhã tem mais:Rafael Silva e Maria Suellen lutam logo cedinho,iniciando as 5h30 e tem boas chances,principalmente o peso pesado.A vitória de Maria não seria uma grande surpresa,porém ela pega uma chave mais complicada.

Mas de certeza temos uma só:independente de medalha amanhã o judô vai continuar sendo o esporte com mais medalhas na história do Brasil e também muito provavelmente nesta edição de Londres.

#FORÇABRASIL


**informo que o blog no momento passa por uma reformulação na tentativa de se adequar ao clima olímpico,porque como já dito,a pira se acendeu apenas ontem por aqui...

1 de ago. de 2012

Londres 2012



Cinco dias passados de Olimpíadas.Três medalhas para o Brasil;uma de ouro,uma de prata e uma de bronze.

Parei pra pensar que Olimpíada é só de 4 em 4 anos...então se durante a Copa do Mundo de 2010 no mínimo um post por dia aqui era lançado,por que com os jogos de verão seria diferente?

Portanto,com um certo atraso começo a cobertura das Olimpíadas de 2012.Falarei pouco de futebol,o foco deste blog, e me dedicarei mais a outros esportes,afinal o centro das atenções desta vez não é o Neymar e sim Cesar Cielo,Michael Phelps,Usain Bolt,Maurren Maggi,Giba,Nenê,Lebron James,judocas e por aí vai...

O Redonda contará,além de posts diários(pelo menos na tentativa de), fotos e vídeos exclusivos,afinal meu pai,sir. Fabio Altman está presente na edição de Londres 2012.

Acendo então a pira olímpica no Redonda!

Que comecem os Jogos!

2 de jul. de 2012

Experiência única



Segunda,25 de junho de 2012, 7h00


O dia começava com uma mensagem minha para o meu pai,após o jogo contra o Palmeiras:"Romarinho gênio".

A busca pela viagem começara um pouco antes,mas o ponto inicial foi esse.


Segunda, 25 de junho de 2012, 14h00

-Alô,pai?!

-Fala,Gu

-Eai?Não querendo ser muito chato,mas...e a viagem?

-Gu,estou fazendo o meu máximo,passei o final de semana inteiro ligando pra CVC...mas não sei se vai rolar...Estamos concorrendo com 11 mil pessoas,para 600 vagas...

-Quanto por cento de chance?

-Infelizmente em torno de 10%

-Ok pai...

Mesma segunda,25 de junho, 16h30

-Gu,boas notícias!Nossas chances aumentaram!

-O que??Como pai?

-Liguei para outra moça,que disse que estamos nessa...

-Portanto quarta-feira estaremos lá?

-70% Gu.

Algumas horas depois,segunda,25 de junho 19h00, meu pai me liga extasiado

-Gu,conseguimos!!!Vai rolar!

Entro em estado de euforia total,saio correndo pela casa gritando,emocionado.O sonho de qualquer corintiano,uma final de Libertadores contra o Boca Juniors, La Bombonera, iria se tornar realidade.

Semanas antes a busca pela passagem e pelo ingresso já começara,quando meu pai trocou alguns emails com os amigos que iriam juntos...

Em momento de desespero total,quando ninguém conseguia obter êxito,proclamou-se um verdadeiro "CADA UM POR SI",antes da confirmação da tão sonhada viagem.

Passou terça-feira,dia corrido,escola para mim,trabalho para o meu pai e para a turma...

Tentando me explicar ao professor o motivo de ter que faltar em pleno dia letivo com prova, parei pra pensar na maior loucura de minha vida...bate-volta,quarta faria check-in e quinta feira já estaria de volta a São Paulo.Preço quase o dobro de uma semana em Buenos Aires e por ai vai...

No aeroporto diversos meios de comunicação presentes,fomos abordados pela Globo,Sportv,etc...até eu fui entrevistado -com o nome trocado.


Chegou o momento então de conhecer os nossos colegas de viagem,pois era uma troca de emails,não nos conhecíamos pessoalmente ainda...

Vimos 3 homens gritando euforicamente em direção as câmeras."Pai,são eles!".E eram.

No nosso grupo a ilustre presença de Dan Stulbach,ator renomado da Globo,que mesmo podendo contar com alguns privilégios encarou a fila e a espera como todos que tentaram.


No avião,festa total,a aeromoça não conseguia completar uma palavra sem que um "Vai,Corinthians" fosse soltado.Corintianos transformaram um avião da Gol num dia de metrô cheio,em horário de ápice

Então,como todo procedimento de bordo, começou a falar inglês..."Inglês?!Aqui é Corinthians!"



Chegamos a Buenos Aires - sem fuso - as 6 da matina.

Nos deparamos com uma greve de caminhoneiros em plena final de Libertadores da América,que parava toda Buenos Aires.Envolvendo isso,dois fatos curiosos:um grupo de corintianos achando algo que não era, se enfiou ali no meio e começou a cantar "Aqui tem um bando de louco",enquanto em outro ponto,um pouco mais distante,corintianos visivelmente alterados discutiam com caminhoneiros vestidos de verde.

Almoçamos então numa,diga-se de passagem, excelente churrascaria,onde confraternizamos com um grupo de torcedores do River Plate e seguimos,atrasados,para o hotel rumo a Bombonera.


Veio então o primeiro acidente do percurso.Nosso ônibus,devidamente equipado com um grande adesivo escrito CVC,como se quisesse mostrar "tenho ingresso,venham pegar de mim",parou em uma praça esperando o sinal positivo da polícia para seguir o trajeto.

Quando nos deparamos com membros de diversas torcidas organizadas que viajaram,porém sem ingresso.Ao invés de uma festa conjunta para mandar forças positivas para quem ia representar a nação lá,criou-se um stress,afinal os Gaviões,talvez até justamente, não queriam perder a viagem.Tentaram portanto,de uma maneira ou outra,"capturar" as entradas mais importantes dos 101 anos de história do Corinthians.


Passado o pequeno acidente de percurso,chegamos enfim a La Bombonera,todos emocionados.Cinco barreiras foram ultrapassadas até chegar às catracas.Então o mais emocionante.As milhares de escadarias sendo percorridas por outros milhares de corintianos até chegar ao ponto que todos batalharam para conseguir:o temido estádio do Boca Juniors.

E,de pouquinho em pouquinho,foram chegando mais corintianos,com certeza ultrapassando o limite que era de 2.500 torcedores.



Nas restantes arquibancadas da Bombonera,o estádio ia se enchendo cada vez mais,até que faltando uns 15 minutos para o início do jogo,a arena (podemos chamar assim?É um estádio sujo,fedido,sem limpeza e não tão bonito quando está sem os torcedores) estava completamente lotada.

Então a emoção tomou conta de mim;deslumbrado com a situação,observava cada detalhe do que estava por vir.

O Corinthians enfim entrou em campo e a Fiel tentou "chamar" cada nome dos jogadores,como de costume nessa Libertadores,porém mal foi ouvida.

Início de jogo,time extremamente bem,seguro,provocador(Sheik que o diga).Primeiro tempo perfeito.

Intervalo,15 minutos de descanso e o Boca Juniors entrou mais ligado,com os xeneizes apoiando,como de praxe.

O gol então veio,aos 27 minutos.O estádio enlouqueceu.O tempo ia passando e nós,corintianos,íamos nos conformando com o resultado,porque no Pacaembu a história seria outra.

Então veio a campo Romarinho...meu pai,profeta, nos disse que ele estava iluminado e que ia fazer o gol da vitória.

Aconteceu.Golaço.Tranquilidade.Explosão da Fiel, e aí chegou o melhor momento da viagem:La Bombonera quieta,ouvindo-se enfim o Bando de Loucos.



E viagem terminou como se iniciou;mensagem do meu pai para minha madrasta,sua mulher:"Romarinho gênio".

31 de dez. de 2011

Retrospectiva 2011



Pensei que não havia momento mais oportuno para voltar a escrever no blog...

Natal já passado,virada de ano vindo aí,meu time de coração campeão...

Por que então não fazer uma retrospectiva do ano,como de praxe nos últimos 5 anos de blog,que em outubro de 2012 completa seu sexto aniversário?

Portanto,já que em 2012 será assoprada seis velinhas,recordarei os seis melhores e piores momentos do ano.

Aprecie:

Melhores:

-Redenção do Corinthians,que mesmo eliminado na Pré-Libertadores sagrou-se campeão nacional;
-A volta por cima de Ronaldinho,Fred e companhia;
-Ronaldo que,mesmo fora dos gramados,se deu bem:montou uma super empresa e se tornou organizador do comitê principal da Copa do Mundo de 2014;
-Rogério Ceni,que além dos 1000 jogos,completou 100 gols diante de seu maior rival.
-Vasco da Gama e Cristóvão Borges.Vasco que mesmo depois do título da Copa do Brasil seguiu brigando até o fim pelo caneco do Brasileirão e Cristóvão que supriu com excelência a falta do técnico principal;
-O melhor e mais emocionante:a recuperação de Ricardo Gomes após um AVC na beira do gramado.O técnico ficou à beira da morte,mas se salvou e ainda tenta voltar a ser o técnico do Vasco na temporada de 2012.

Tomo a liberdade de colocar um sétimo item,porque afinal,quem esquece do futebol memorável que o Barcelona apresentou durante o ano e o massacre na final do Mundial de Clubes?Não podia ficar de fora...

Talvez um oitavo,já que o Santos,mesmo levando um baile no Mundial,sagrou-se pela terceira vez campeão da Copa Libertadores.

Piores:

-Palmeiras e Felipão,que com péssima estrutura,problemas dentro do elenco e jogadores de nível apenas mediano,ficou somente com a modesta vaga da Sul-Americana;
-A seleção brasileira que foi eliminada vergonhosamente na Copa América e acabou o ano em sexto lugar do ranking geral de seleções;
-O futebol brasileiro que viu seu melhor time ser massacrado pelo Barcelona;
-A morte do Doutor Socrátes.
-A precoce eliminação dos brasileiros na Libertadores,incluindo o Corinthians que foi o primeiro time brasileiro eliminado na Pré-Libertadores.(exceto o Santos,evidentemente,que se sagrou campeão)
-Os escândalos envolvendo Ricardo Teixeira e a CBF.

1 de out. de 2011

Redonda palpita

27ª rodada do Campeonato Brasileiro

Palmeiras 1 x 1 América Mineiro

Fluminense 3 x 2 Santos

Bahia 3 x 2 Avaí

(jogos já realizados)

São Paulo 2 x 2 Flamengo

Vasco 1 x 1 Corinthians

Atlético Mineiro 3 x 1 Ceará

Figueirense 2 x 0 Coritiba

Atlético Paranaense 2 x 3 Internacional

Grêmio 0 x 0 Cruzeiro

Atlético Goianiense 0 x 1 Botafogo

28 de set. de 2011

Jogos do passado - Brasil x Argentina (2ª parte)

HOJE:

Brasil e Argentina se enfrentam hoje pelo segundo jogo do campeonato amistoso "Superclássico das Américas",em Belém.O primeiro jogo terminou com um empate por 0 a 0.

NO PASSADO:

Na Copa do Mundo de 1990 o Brasil foi eliminado nas oitavas de finais justamente para a Argentina.A seleção canarinha acabou derrotada por 1 a 0.

26 de set. de 2011

Show de Diego,Corinthians sobe e crise em Minas Gerais

Em dia de Rock in Rio,o carioca Vasco seguiu na liderança.

Goleada na casa do Cruzeiro,que vive imensa crise,3 a 0,com show do craque Diego Souza.

Craque que recentemente voltou a jogar como nos seus tempos de auge,mérito merecidamente reconhecido por Mano Menezes,que o convocou para a Seleção Brasileira.

Em outro estado nem tão distante, a coisa é um pouco distinta:em Minas Gerais,dois clubes estão na zona de rebaixamento,enquanto o outro está na primeira posição acima da zona de degola.

São o caso do Cruzeiro,Atlético Mineiro e América Mineiro,que ocupam a 17°,18° e 20° colocação,respectivamente.

A Raposa,como já disse anteriormente,levou um sacode do Vasco,o Atlético perdeu para o Inter no Beira-Rio e o América para o Flamengo.

Em minha opinião apenas o Cruzeiro se salvará do rebaixamento.E no sufoco.

Também fazendo fronteira,o estado de São Paulo vê seu estado de êxtase,como de costume.

O Corinthians voltou a vencer no final de semana e alcançou a segunda posição,abaixo apenas justamente do Vasco,líder.

O Tricolor arrancou um heroico empate frente ao Botafogo,com participação de Rivaldo,aquele mesmo,campeão da Copa de 2002 e melhor do mundo em 1999,e de Rogério Ceni,mais uma vez.

E a disputa pelo título fica cada vez mais aberta,como de costume em todos os campeonatos.

Mas na região Sudeste temos dois lados:os que estão no paraíso e os que tão no inferno.

Resta saber se Satanás virá para buscar os 3 mineiros,ou se um anjo virá lá de cima para levar Corinthians,Vasco ou São Paulo para a glória.

24 de set. de 2011

Redonda palpita

Com um pouco de atraso:

26ª rodada do Campeonato Brasileiro

Atlético Paranaense 1 x 1 Fluminese (já foi)

Santos 2 x 3 Figueirense (já foi)

Flamengo 2 x 1 América Mineiro (já foi)

Corinthians 2 x 0 Bahia

Botafogo 2 x 2 São Paulo

Internacional 3 x 1 Atlético Mineiro

Cruzeiro 1 x 1 Vasco

Avaí 1 x 4 Grêmio

Atlético Goianiense 0 x 0 Palmeiras

Ceará 0 x 2 Coritiba

*a coluna semanal ficará por próximos dias,por falta de tempo...

21 de set. de 2011

Jogos do passado - Corinthians x São Paulo

HOJE:

Hoje Corinthians e São Paulo se enfrentam pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.O São Paulo vem embalado de vitórias,ao contrário do Corinthians,que se perder decreta a crise de uma vez.Os clubes estão na 2 e 3ª posição,respectivamente.

NO PASSADO:

Corinthians e São Paulo disputaram a semi-final do Paulistão de 2009,sob a liderança de Ronaldo pelo lado do Timão.O jogo de ida tinha sido 2 a 1 para o Timão,que só precisava empatar para avançar à final.Na ocasião o alvinegro venceu por 2 a 0,com gol de Ronaldo e Douglas.

20 de set. de 2011

Redonda palpita

25ª rodada do Brasileirão

Fluminense 2 x 1 Avaí

Coritiba 1 x 1 Cruzeiro

América Mineiro 1 x 2 Santos

São Paulo 3 x 1 Corinthians

Bahia 2 x 0 Atlético Paranaense

Figueirense 0 x 0 Inter

Atlético Mineiro 1 x 0 Flamengo

Palmeiras 2 x 2 Ceará

Vasco 3 x 1 Atlético Goianiense

Grêmio 0 x 1 Botafogo

*venho aqui informar também a exclusão da "Seleção da Rodada",porque fica muito difícil de assistir todas as partidas da rodada pra ter uma ideia da seleção.Depois que tiver um "quadro" que substitua,publico aqui na coluna da direita.

19 de set. de 2011

Ricardo Gomes e o seu Vasco


Ricardo Gomes acabou de ter alta com uma melhor notícia impossível:seu Vasco líder.

Com um futebol convincente,o Vasco não perdeu o foco depois do título da Copa do Brasil,assim como fez o Corinthians em 2009,e seguiu rumo a mais um título no ano.

Mesmo após a "ida" de Ricardo Gomes ao hospital,o Vasco continuou com seu bom futebol,até usando como motivação o caso,e na 24ª rodada alcançou a liderança.

Lugar que,na minha opinião,não saí em pouco tempo.Se hesitar,não sai do G-4.

E como mostra bem a charge,o Vasco brigará até o fim por mais um título no ano.

Um líder que merece ser líder

Depois de 20 rodadas o Campeonato Brasileiro tem seu novo líder.

Vasco,que é líder porque venceu por 4 a 0 contra o Grêmio,e não porque contou com os tropeços de outros times para seguir na liderança,como fez o Corinthians durante muito tempo.

Corinthians que novamente foi derrotado,a 5ª em 7 jogos,3 a 1 para o Santos,no Pacaembu.

Ao contrário do São Paulo,que venceu também por 4 a 0,e pulou para o segundo lugar.

Portanto,clássico paulista entre o Timão e o São Paulo na quarta-feira será de extrema importância.

No Rio resultado ruim para o Botafogo e para o Flamengo,que empataram em 2 a 2,no Engenhão.Ruim para o Fogão que não pôde ser líder virtual e ruim para o Flamengo que distanciou ainda mais da liderança.

No Z-4 a situação do Atlético Mineiro é preocupante,que mais uma vez corre perigo de ser rebaixado para a segunda divisão.

A próxima rodada será um divisor de águas para muitos clubes,com uma rodada decisiva.

Resta saber agora quem seguirá firme na luta pelo título,pela Libertadores e para não cair.

Veremos.

17 de set. de 2011

Redonda palpita

24ª rodada do Campeonato Brasileiro

Atlético Goianiense 1 x 1 Atlético Mineiro

Vasco 2 x 1 Grêmio

São Paulo 1 x 0 Grêmio

Bahia 2 x 2 Fluminense

Atlético Paranaense 2 x 0 Figueirense

Avaí 0 x 1 Palmeiras

Botafogo 2 x 1 Flamengo

Corinthians 0 x 0 Santos

Cruzeiro 3 x 0 América Mineiro

Internacional 3 x 1 Coritiba

Fidelidade ao clube:ainda existe?


Recentemente Rogério Ceni completou mil jogos pela camisa do São Paulo Futebol Clube.

Marcos,goleiro do Palmeiras,é outro que está no clube a muito tempo.

Uns falam que foi amor,outros falta de de clube para se transferir,apesar de Marcos ter tido uma proposta do Arsenal,mas enfim,nós nos perguntamos:existe fidelidade,existe amor ao clube?

Ao meu ver,há pouquíssimos casos.Mesmo do Rogério Ceni talvez não seja realmente um amor ao clube.Ele consegue mandar mais que até o próprio técnico no clube,e isso pode fazer a diferença se pudesse ter saído ou não.Posso estar enganado,claro.

Porém,tirando os dois goleiros,talvez não exista nenhum outro jogador que vista a camisa do clube por amor,e não por dinheiro,nem por credibilidade.

Antigamente até podia-se dizer que sim,haviam jogadores dispostos a jogar apenas para vestir a camisa do clube de coração.

Hoje em dia,é extremamente raro de se ter um jogador assim.

E daqui pra frente a coisa só tende a piorar.


*Não podia deixar de fora também os números impressionantes de Rogério Ceni,como goleiro:

103 gols-56 de penalti e 46 de falta

444 jogos pelo Campeonato Brasileiro

Defendeu 48 penaltis.

Já jogou contra 136 clubes diferentes.

14 de set. de 2011

Jogos do passado - Brasil x Argentina

HOJE:

Brasil e Argentina se enfrentam hoje em Córdoba,pelo primeiro jogo da série de 2 amistosos que irão fazer nas próximas semanas.Mano Menezes precisa da vitória para se manter no cargo,enquanto a Argentina para ganhar mais confiança.O Brasil vem de jogadores que atuam apenas em solos brasileiros.


NO PASSADO:

Em 2008 as duas seleções se enfrentaram pela semi-final das Olimpíadas.A Argentina venceu por 3 a 0,e acabou sendo campeã da edição.O técnico brasileiro na época era Dunga,atualmente desempregado.

13 de set. de 2011

Seleção da 23ª rodada

Julio Cesar;Nei,Edu Dracena,Gum,Julio Cesar;Fernando,Léo Gago,Rafinha;Fred,Leandro Damião,Marcos Aurélio

11 de set. de 2011

Os líderes que não querem ser líderes

É a 5ª vez que acontece isso.

Corinthians perde,os que estão logo atrás tem a chance de virar líder,mas perdem.

Pode até ser chamada a "sorte de líder",para os corintianos,e os" clubes que não querem ser campeões",usada muito pela imprensa esportiva.

Mas enfim,o Corinthians foi visitar o Fluminense no Engenhão,e parou na excelente defesa do Fluminense.Os cariocas abriram o placar com Fred,e a partir dali passou a se recuar totalmente,como um time pequeno,digamos.No segundo tempo não agiu,assim como o Corinthians fez no primeiro.

São Paulo,Vasco e Botafogo tinham então a chance de assumir a liderança.O paulista encarou o Grêmio,no Olímpico,o Vasco foi visitar o Figueira e o Fogão foi até o Sul enfrentar o Coritiba.

Vasco aparentemente não jogou bem como de costume,e apenas empatou contra o Figueirense,1 a 1.

O Botafogo,apontado pelos jornalistas como o melhor futebol no momento levou um sacode do Coritiba.Limitado a se defender,o time carioca foi levando um gol atrás do outro e viu uma excelente chance de se aproximar ainda mais ir embora,já que ainda tem um jogo a menos que seus rivais.

Com todos esses jogos citados acima acontecendo as 16h00,o São Paulo já tinha o conhecimento que precisava apenas vencer para se tornar líder.Que mais uma vez não o fez.Porque parou no caldeirão do Olímpico e na falta de criatividade ofensiva.

Sorte,ou melhor,eficiência do Fluminense que se aproximou ainda mais do G4 e entra na briga pelo título.

Acaba-se assim o episódio dos "Líderes que não querem ser Líderes" que com certeza terá uma reprise num futuro breve.Podem apostar.

10 de set. de 2011

Redonda palpita

23ª rodada do Campeonato Brasileiro

Santos 1 x 0 Cruzeiro

América Mineiro 0 x 2 Avaí

Palmeiras 0 x 1 Internacional

Fluminense 2 x 2 Corinthians

Ceará 2 x 1 Atlético Goianiense

Coritiba 1 x 1 Botafogo

Figueirense 1 x 2 Vasco

Flamengo 3 x 1 Atlético Paranaense

Grêmio 1 x 2 São Paulo

Atlético Mineiro 0 x 0 Bahia

9 de set. de 2011

Já viraram realidade?


Promessas do futebol brasileiro temos muitas:Neymar,Ganso,Lucas,Diego Renan,Alan Kardec,Gabriel,Danilo,Giuliano,Dudu,Oscar,Henrique,entre muitos outros.

Mas será que são promessas?Jóias que apenas num futuro um pouco mais distante serão estrelas?

Ou algumas que eram antes apontados como promessas,mas que apenas foram utilizados para encher o banco dos clubes e vendidos para um clube de um porte menor,como é o caso de Giuliano,ex-Inter e Dentinho e Jucilei,ex-Corinthians?

Neymar e Ganso,por exemplo,são a prova de que idade não quer dizer experiência.Ambos já conquistaram juntos 2 Paulistas,1 Copa do Brasil,1 Copa Libertadores e fizeram parte do grupo da Copa América de 2011,assim como Lucas do São Paulo.

De uns tempos pra cá,experiência se ganha com 1,2 anos de futebol.Neymar teve intrigas,desentendimentos,atitudes de um garoto mimado,mas hoje em dia se vê uma pessoa e um atleta totalmente diferente.

Ganso,desde seu primeiro ano foi sempre um cara muito maduro,que sabia lidar com a pressão e que se envolveu em poucas polêmicas.

Recentemente o time sub-20 foi campeão do Mundial,jogando um futebol maduro,sabendo lidar também com a pressão que tinha no campeonato.

O ponto que eu quero chegar é que as vezes idade não quer dizer maturidade.

E que hoje em dia,não existe mais isso de promessa.São todos realidade.

Renovação

Mesmo com a volta do blog de uns tempos pra cá,acabo não conseguindo dar uma continuidade de 3 posts por semana,por exemplo.

Portanto,irei criar aqui uma rotina.

Segunda-Escolherei 2 ou 3 partidas que mais se destacaram na rodada.

Terça-Seleção da Rodada

Quarta-Voltarei com a série "Jogos do Passado",relembrando algum jogo que virá a acontecer na quarta ou na quinta.

Quinta-A princípio,nada.

Sexta-Coluna semanal,sobre algum assunto sobre futebol,porém que se difere de dentro das quatro linhas

Sábado-Redonda Palpita.

Domingo-A princípio nada,talvez com um adiantamento do resumo da rodada.

E é claro,além destes textos previamente marcados,post normais irão seguir,sem dia exato para acontecer.

Então é isso aí,espero que gostem.

24 de ago. de 2011

Entrevista exclusiva com Juca Kfouri


Juca Kfouri,simpaticamente,me concedeu um pequeno bate bola,com 6 perguntas sobre diversos assuntos do futebol no Brasil.

Respeitado por todos os meios esportivos,talvez sendo o mais reconhecido no Brasil,Juca atualmente trabalha na Uol.com.br e no jornal Folha de São Paulo,com passagens também pela Rádio CBN e pelo jornal esportivo Lance!.Segue aqui a entrevista:

1-Primeiramente,o que você está achando desta edição do Campeonato Brasileiro?Em relação as anteriores,está mais interessante,mais disputada?
Acho que está parecido com o do ano passado, quando até o fim não se sabia quem seria o campeão.

2-O que você acha do início de campeonato do Corinthians e seu recente declínio?

O que aconteceu no começo foi muito fruto de o Corinthians ter um campeonato para pensar e boa parte de seus adversários terem mais de um.Agora entrou no diapasão mais normal, embora não seja normal perder para o Figueirense no Pacaembu...

3-Agora falando um pouco de seleção brasileira...Mano Menezes tem condições de prosseguir até a Copa de 2014,mesmo com maus resultados?

Duvideodó.Se o Flamengo for campeão,aposto que a CBF chama o Luxemburgo em seguida.E se não for ele será o Felipão.

4-Quem tem mostrado o futebol mais bonito do Brasileirão até aqui?Você apontaria um grande candidato ao título?
Sempre o Santos,o mais bonito.O título deve ficar entre Flamengo,Corinthians e São Paulo mesmo,nesta ordem.

5-A seleção brasileira sub-20 foi campeã recentemente do Mundial...acredita que há vários talentos presentes nesse time,capazes de jogarem também pela seleção principal?
É cedo ainda.Veja quem nem o Neymar nem o Lucas já se firmaram no time de cima.

6-Por que o presidente da CBF e do Comitê Organizados da Copa do Mundo Ricardo Teixeira é um mal para o futebol?V ejo que há campanha pedindo a saída dele...
Exatamente porque tem tanta sede de poder, e de tudo que do poder absoluto gera, que é presidente da CBF e do COL, coisa não vista na França, onde o presidente do COL foi Michel Platini, nem na Alemanha, onde foi Franz Beckenbauer. Será que no Brasil não há nenhum grande ex-jogador para exercer tal função?Que tal o Ataliba?

22 de ago. de 2011

A volta de Ronaldinho


Fazia 9 meses que ele não vestia a Amarelinha.

E depois de excelentes atuações pelo Flamengo,começando sua arrancada contra o Santos,naquele épico jogo, Ronaldinho Gaúcho voltou a ser convocado para representar a seleção brasileira.

Merecido pelo seu ano?Talvez.Fez umas 8 ou 9 partidas boas na temporada,mas foi convocado pelo fator que faltou na Copa do Mundo de 2010:a decisão,a estrela.

Ou seja,na hora de estar presente,seja no gol,seja no passe,estar ali e decidir a partida.

Coisa que faltou na Copa América e na Copa do Mundo.

Mas que não faltará agora com Ronaldinho Gaúcho na partida contra Gana,no dia 5 de setembro.

E que Mano o fez para tentar salvar sua própria pele,pois caso perca a partida a chance de ser demitido é grande.

Segue aqui a convocação completa:


GOLEIROS Julio César (Inter de Milão) Fabio (Cruzeiro) Jefferson (Botafogo)
LATERAIS Daniel Alves (Barcelona) Danilo (Santos) Marcelo (Real Madrid) Adriano (Barcelona)
ZAGUEIROS Lúcio (Inter de Milão) Thiago Silva (Milan) David Luiz (Chelsea) Dedé (Vasco)
VOLANTES Lucas Leiva (Liverpool) Ralf (Corinthians) Luiz Gustavo (Bayern de Munique) Elias (Atlético de Madri)
MEIAS Paulo Henrique Ganso (Santos) Lucas (São Paulo) Fernandinho (Shakhtar)
ATACANTES Alexandre Pato (Milan) Robinho (Milan) Neymar (Santos) Hulk (Porto) Ronaldinho Gaúcho (Flamengo) Leandro Damião (Inter)

15 de ago. de 2011

Futebol freestyle


Neste ano ocorreu o 1° campeonato brasileiro de Freestyle organizado pela Federação Brasileira.

E eu tive a honra de presenciar ao vivo este novo esporte.

É diferente de futebol,o gol e a trave não são utilizados nesta modalidade.

O que vale é a criatividade,a técnica e habilidade nas embaixadinhas.E quem decide quem sairá vencedor são os jurados.

É um esporte maravilhoso de se assistir.

Aqui segue o vídeo do 5° colocado do Campeonato Brasileiro,realizado na Bienal do Parque Ibirapuera no último final de semana.

A "*inconstabilidade" do Brasileirão

*palavras do vocabulário de Tite,da mesma língua da treinabilidade.

10 jogos.9 vitórias e 1 empate.Começou assim o Campeonato Brasileiro para o Corinthians.

Parecia sonho.Mas era o início do Timão no campeonato.

Porém chegou a primeira derrota.E a boa fase acabou.

Mesmo que jogando um futebol parecido com o que havia começado o Brasileirão,o Corinthians conseguiu vencer apenas uma partida nos últimos 6 jogos.A sorte e a eficiência dos primeiros jogos pareciam ter acabado.

Talvez a sorte,porque a forma de jogar é a mesma:partindo pra cima,principalmente no primeiro tempo e no segundo tempo se defendendo com o placar a seu favor.Nas primeiras rodadas com eficiência.Nas seguintes,essa eficiência defensiva parecia ter acabado.

Pode até ser pela entrada de Renan no gol,que não foi bem em suas partidas,mas Júlio César voltou contra o Ceará,e mesmo que seguro,levou 2 gols.

E o Corinthians voltou a realidade:derrota ou empate fora de casa,às vezes vitória e empate ou vitória dentro de casa,às vezes uma derrota.

Espero que eu esteja errado em relação a isso.E que a excelente fase volte.

Mas uma coisa os números por si comprovam:o Coringão ainda é líder,mesmo depois dessa "inconstabilidade".


9 de ago. de 2011

O valor da Sul-Americana


Há um certo tempo,a Copa Sul-Americana era vista com um mal olhar pelos jogadores brasileiros.

Afinal,pra que dar importância para um campeonato que o título não valia nada,e ainda no meio do Brasileirão?

Mas desde o ano passado a coisa mudou:o título da Sul-Americana passou a valer uma vaga para a Copa Libertadores,a famosa Liga dos Campeões das Américas.

Portanto,os times passaram a se estruturar um pouco melhor para este campeonato e dar uma importância maior para a conquista do título.

Neste ano temos oito times brasileiros disputando,entre eles Atlético Paranaense,Botafogo,Ceará,Flamengo,Palmeiras,São Paulo e Vasco.Na Argentina também temos um bom pelotão de times,entre eles Argentinos Juniors,Estudiantes,Vélez Sarsfield e o atual campeão Independiente.

No caso de Ceará há uma força ainda maior no campeonato,já que o mesmo não corre risco de cair,muito menos de ser campeão do Brasileirão,diferentemente de Flamengo,São Paulo e Vasco que brigam diretamente para ser campeão do Brasil.

Em minha opinião o favorito para esta competição é o Palmeiras,que acredito que se perderá durante o Campeonato Brasileiro,estará em uma situação confortável na tabela,nem pra cair,nem pra ser campeão,e vai sair com o título na mão.

Mas de uma coisa temos certeza:os jogadores,mesmo que estejam com outros objetivos no Brasileiro,irão mostrar disposição maior do que nas outras edições.

4 de ago. de 2011

A magia do futebol

Sei lá,assistir o jogo Flamengo e Santos me deu uma vontade de reatar esse meu blog...

Fazia já um certo tempo em que não publicava nada...vamos ver agora se voltamos ao nosso do tempo de auge,durante a Copa do Mundo de 2010...

Mas enfim,presenciar,mesmo que pela TV,aquela partida me fez sentir algo um pouco estranho.

Pensar que o futebol,de verdade,é aquilo ali.

Não é esse jogo de defesa.De quem se defende melhor sairá vencedor,porque o futebol no fundo não é isso,é algo diferente.É como Flamengo e Santos nos mostraram naquela noite.

Um dia o futebol foi assim.Em 70,quando,obviamente e talvez até infelizmente,eu não era nascido e não pude presenciar a geração de Pelé,Tostão,Carlos Alberto Torres e companhia.

Sei que de um jeito ou de outro,o futebol mudou.Passou a ser truncado,defensivo,e consequentemente mais chato.

Me deu desgosto torcer para o Brasil da Copa de 2010.Aquele time que o objetivo era primeiro acertar a defesa.O ataque,o gol,era mero detalhe.

Mas claro,ainda temos nossas bacanas exceções.Ver Neymar,Ganso,Messi e o futebol do Barcelona,talvez sejam o único motivo para se sentar e realmente assistir uma partida de futebol,de cabo a rabo.

Mas como o futebol conquistou a nós,brasileiros,e ao mundo,é um fato distante,e até estranho.Milhões de pessoas param pra ver 22 homens,às vezes mulheres,correrem atrás de uma bola e com o objetivo da mesma ultrapassar uma linha que divide a trave e o fundo da rede.Por que até,que torcedor fanático não para e presencia um jogo de seu clube?Por que o Corinthians,por exemplo,coloca 30 mil pessoas no Pacaembu,em plena quarta-feira a noite,em um jogo válido pela sétima rodada e ainda,medindo 7 graus?

Que esporte consegue ser capa de jornal com a manchete de que um time saiu vencedor,outro perdedor,e que o outro ali está em crise?Qual consegue ser assunto do "happy hour" com os amigos no bar,assunto na escola,no trabalho,na universidade,até mesmo em casa entre pai e filho,marido e mulher?

Mas aí posso dizer que o papo é outro,porque o futebol ainda tem a sua magia.A magia de encantar a todos,mesmo com o dito "novo" futebol.Querendo ou não,nós estamos "viciados"nesse esporte.Porque mesmo escrevendo esse post,é óbvio que eu vou continuar amando o futebol,assim como todos os brasileiros.

Por que,afinal,o que seria do Brasil sem o futebol?

14 de fev. de 2011

Valeu,Fenômeno!


Em Bento Ribeiro,no dia 22 de setembro de 1976,nascia Ronaldo Luís Nazário de Lima,de uma família humilde.

Começou jogando futebol no São Cristóvão.

Foi descoberto e foi parar no Cruzeiro,profissionalmente.

A partir daí nascia uma LENDA.

Explodiu no PSV,reinou no Barcelona,virou fenômeno no Internazionale,estrela do Real Madrid e teve uma aparição considerável no Milan,até chegar ao Corinthians onde virou ídolo máximo da Fiel.

Ronaldo com o tempo se tornou em minha opinião,o melhor jogador pós-Maradona.

Me emocionei em sua entrevista coletiva,assim como todos brasileiros,sejam são-paulinos sejam palmeirenses sejam flamenguistas.O mundo parou e se comoveu com sua despedida.

Despedida de um craque que ficou marcado pela sua vontade,pela sua superação.Duas lesões graves,que acabariam com a carreira de qualquer jogador.

Menos de Ronaldo.Porque ele foi,é e sempre será uma pessoa fora de série.Capaz de surpreender a tudo e a todos.

Escrevendo este texto começo a me emocionar,quase a chorar.

Tenho 12 anos de vida e tive o privilégio de assistir esse craque jogar.No estádio,inclusive.

Agora,eu digo,quem viu,viu e com certeza se lembrará para sempre.

Um gênio que nos deixa.

E agora uma lágrima cai em meu rosto.

Sem mais...

3 de fev. de 2011

Desabafo(parte 3)


5 anos de blog.

3 eliminações,sempre precoces do Corinthians na Libertadores.

Em 2006,quando saiu fora para o River Plate.

Em 2010,quando fiz esse post emocionado(AQUI).

E agora em 2011.

Três eliminações muito diferentes.

A primeira, contra o time argentino, vinha seguido de um título brasileiro. Possuíam um ótimo time, mas caíram por alguns erros individuais.

No ano passado a que eu me orgulhei. Orgulhei de ser eliminado como fui, do jeito que eu fui, do modo como terminou. Os jogadores davam raça em campo ,disputavam todas as bolas possíveis.

Esse ano eu, realmente, não sei o que aconteceu. A base era quase a mesma, mas a exemplar dedicação não aconteceu. Exceto, como sempre, o dedicadíssimo Jorge Henrique, que busca todas as bolas, apesar de não ter a melhor das qualidades técnicas.

Neste momento não existem palavras para descrever a atual situação.

Mas vou repetir o que disse quando o Brasil foi eliminado da Copa do Mundo.

Novamente,não há um culpado. Um ganha, todos ganham.Um perde, todos perdem.

Agora não me venham com essa de que a culpa é de Ronaldo, de Tite, de Ramírez.

Não é. Ramírez, aliás, foi expulso porque entrou com sangue nos olhos. Determinado a vencer.Certo que houve falta de experiência, mas ele foi com vontade de ganhar.

Diferente dos outros, que não jogaram como Corinthians.

Não representaram o manto.

E mais uma vez, percebemos que Libertadores e Corinthians não combinam.

O ano segue.

Mas não vejo mais clima para uma continuidade de trabalho de qualquer jogador ou profissional.

Resta esperar.

31 de jan. de 2011

A formação ideal para o jogo do ano

Nesta quarta o Corinthians decide sua vida em 2011.

Enfrentará o Tolima,dependendo de um empate com gols ou de uma vitória para se classificar para a fase de grupos da Libertadores.

Em minha opinião,essa deveria ser a escalação pra começar a partida.


Começo com Chicão e Wallace,que é um ótimo defensor e pode ajudar lá na frente nas bolas paradas.

Alessandro e Roberto Carlos nas laterais e Ralf como o volante que tem como função cobrir os avanços dos laterais e as eventuais falhas dos meio-campistas.

Paulinho e Jucilei fazem os volantes um pouco mais avançados,subindo e ajudando a marcar,já que os dois tem habilidade para tal.

E no meio-campo Danilo,por ter mais experiência que Bruno César.

Na frente Jorge Henrique/Dentinho e Ronaldo.

Em caso extrema necessidade de gols durante a partida,substituiria no segundo tempo Danilo por Dentinho/Jorge Henrique e Ramírez por Paulinho.

Assim Ramírez,que fez uma ótima atuação no jogo contra o São Bernardo, iria para o meio,Dentinho para a ponta direita,Jorge Henrique para a ponta esquerda e Ronaldo como centro-avante.

Minha única dúvida é entre Dentinho e Jorge Henrique.

Dessa maneira eu acredito que o Corinthians,se apresentar um bom futebol,passará da pré-Libertadores.

25 de jan. de 2011

De volta!

Como antes anunciado hoje eu voltei de minha viagem.

Com isso minhas postagens voltarão ao habitual e logo mais virá uma série,como também já avisado anteriormente.

Até!

12 de jan. de 2011

Sem sinal...

Agora vou ficar 2 semanas sem nenhum acesso à internet,e consequentemente,sem acesso ao meu blog...

Vou ficar de amanhã,12, até o dia 25 fora.

Até!

11 de jan. de 2011

Os campeões de 2011

Com início do ano,eu não podia ficar de fora de dar uns pitacos sobre quem se sagrará campeão em 2011.Siga aqui as minhas opiniões:

Estaduais:

Campeonato Paulista:São Paulo

Campeonato Carioca:Flamengo

Campeonato Mineiro:Atlético-MG

Campeonato Gaúcho:Grêmio

Campeonato Paranaense:Atlético-PR

Campeonato Goiano:Atlético-GO

Campeonato Baiano:Vitória

Campeonato Paraense:Paysandu


Nacionais:

Copa do Brasil:Flamengo

Campeonato Brasileiro série A:Corinthians

Campeonato Brasileiro série B:Vitória


Sul-americanos:

Libertadores da América:Santos

Copa Sul-americana:Atlético-MG

10 de jan. de 2011

Bi!


Marta e Messi.

Messi e Marta.

Os dois melhores do mundo.

Marta,pela quinta vez seguida.

Messi,pela segunda.

E quebrando a hegemonia de campeões mundiais ganharem a Bola de Ouro.

Parabéns aos dois!

29 de dez. de 2010

De férias

As postagens estão diminuindo nesse tempo devido as minhas férias escolares.

Postarei uma vez ou outra,mas não constantemente.

Logo mais vem uma série que acredito que ficará bem bacana!

Até!

24 de dez. de 2010

Retrospectiva 2010

Com o fim do ano futebolístico de 2010,eis aqui a retrospectiva de 2010,com seus altos e baixos/melhores e piores.

Melhores:

-O futebol do Rio de Janeiro conquistar seu segundo título do Campeonato Brasileiro seguido;

-O Corinthians que,mesmo sem títulos,se fortaleceu ainda mais;

-Um time africano na final do Mundial de Clubes;

-Bahia de volta a Série A;

-Inter ser bicampeão da Libertadores em quatro anos;

-Inter de Milão campeão de tudo que disputou;

-A nova geração dos "Meninos da Vila";

-A reformulação do Brasil sob o comando de Mano;

-Uma final inédita na Copa do Mundo,com a Espanha se sagrando campeã;

-Gana chegar até as quartas de finais da Copa do Mundo e,por pouco,nas semis;


Piores:

-O fiasco do Internacional no Mundial de Clubes;

-O fiasco do Brasil na Copa do Mundo;

-O fiasco das finalistas da última edição da Copa do Mundo,França e Itália,que cairam na fase de grupos;

-Apesar de um bom ano,centenário sem títulos para o Corinthians;

-Falta de organização de São Paulo em relação ao estádio da abertuda da Copa de 2014;

-Prêmio Craque do Brasileirão,que contou com uma grande desorganização;

-Palmeiras e São Paulo em um péssimo ano;

-Vitória,que mesmo finalista da Copa do Brasil, foi rebaixado para a segunda divisão.


Se esqueci de algo,por favor escrevam nos comentários



-

14 de dez. de 2010

E dá-lhe África!

Poderia existir um ano melhor para a África?

Copa do Mundo,Gana até as quartas de finais,e por pouco semis e agora,acredito,a maior das surpresas:

Um clube africano na final do Mundial de Clubes.O Todo Poderoso Mazembe conseguiu a proeza de vencer o Inter de Porto Alegre,o atual campeão da Libertadores da América.

Podem dizer que o Inter não estava jogando com seriedade,que achavam que a vitória estava no papo.Não foi nada disso.

O Inter perdeu porque foi inferior ao Mazembe na partida e não porque não estava jogando com seriedade ou porque estavam com o pensamento na final.Perdeu porque perdeu.

Perdeu porque eram 11 guerreiros do outro lado.Perdeu porque parou no goleiro.Perdeu porque a sua zaga deu vacilos cruciais.

Mas agora penso para mim:será que o Mundial de Clubes é justo?Premia mesmo o melhor do mundo?

O Mazembe pode,sim,ser campeão.Sem criticar o time,mas se o Barcelona,por exemplo,enfrentasse o Mazembe 10 vezes,ganharia 9.A mesma coisa com a atual fase do Inter de Milão.

Os conceitos do Mundial tem que ser revistos.Não sei de que forma,mas tem de haver uma mudança.

E agora eu aposto:com ou sem Inter de Milão,o Mazembe será o campeão deste Mundial.

Será o campeão,não o melhor do mundo.

13 de dez. de 2010

Jogos do passado - Inter no Mundial

HOJE:

Internacional e Mazembe se enfrentam pela semifinal do Mundial de Clubes de 2010.O Mazembe se classificou após vencer o Pachuca por 1 a 0 nas quartas de finais.

NO PASSADO:

O Inter já passou pelo Mundial,em 2006,e nas semifinais enfrentou o Al-Ahly,vencendo por 2 a 1 em um jogo apertadíssimo,com um gol no final da partida.Será que o Inter passará sufoco novamente?Em minha opinião,o Mazembe vai complicar a vida do Inter,mas o time colorado sairá vencedor.

Internacional 2 x 1 Al-Ahly

Redonda palpita

Agora o Redonda palpita vem para o Mundial de Clubes 2010:


Mazembe 1 x 2 Inter de Porto Alegre(na prorrogação)

Seongnam 0 x 2 Inter de Milão

8 de dez. de 2010

Redonda de cara nova

O Redonda vem trabalhando novamente no "design" do blog.

Conta mais uma vez com a ajuda do meu amigo Gian Lucca.

Muito obrigado a ele!

Em breve vocês perceberão a mudança.

Espero que gostem!

Até!

5 de dez. de 2010

Seleção do Campeonato

Com o fim do Campeonato Brasileiro de 2010 eu não podia ficar de fora dessa:

Seleção do Campeonato:Fábio;Mariano,Chicão,Dedé,Roberto Carlos;Elias,Jucilei,Conca e Montillo;Jonas e Neymar.Técnico:Dorival Júnior(Muricy Ramalho)

Craque do Campeonato:Conca

Revelação do Campeonato:Bruno César

Maior que isso tudo

Fluminense de um outro olhar

O Fluminense foi campeão brasileiro.Certo,parabéns!

Tinham o Conca,o Muricy,o Fred,até aí de boa.

Mas e aí?O título do Flu foi merecido?

Muitos vão dizer que o Fluminense foi o time mais regular,que mais vezes ficou em primeiro.Legal,parabéns então.

Agora me falem quantas partidas ótimas,excelentes,daquelas de ver e apreciar o futebol o Fluminense fez?Poucas,e olhe lá.

O futebol do Fluminense era um gol de escanteio aqui,1 a 0 e acabava o jogo.Um gol nos primeiros 10 minutos ali e acabava o jogo.

Muitos podem me criticar por esse post,mas,infelizmente,é a realidade do futebol brasileiro,e não só do Flu.

E é claro que o time carioca tem seus altos:o Conca,o Muricy,o Fred(como citei acima).Não estou tirando os méritos totalmente,mas tínhamos no campeonato clubes que mereciam ser campeão.Não estou falando em Corinthians,clube que eu torço.Estou falando de Grêmio,que deu uma arrancada no segundo turno e que se jogasse com o Flu 5 vezes vencia 2,3 ,estou falando de Cruzeiro,outro time que deu uma super arrancada.

Agora não me venham dizer que o Fluminense foi campeão porque era o melhor time do Brasileirão disparado.

O Fluminense jogou,em muitos jogos,um futebol medíocre.

Pronto,falei.

(Quero deixar claro também que não tenho nada contra o Fluminense,um clube guerreiro,que eu admiro muito)


Parabéns!


Parabéns Fluminense!

Parabéns pelo título,um parabéns especial ao Conca,que decidiu o campeonato e,sem dúvida alguma,irá ganhar o prêmio de Craque do Campeonato.

Parabéns também ao glorioso Muricy Ramalho,o melhor técnico do Brasil na atualidade.O cara é gênio dos pontos coridos.

Parabéns também ao Cruzeiro,Corinthians,Grêmio...

Parabéns ao Campeonato,o mais disputado de todos da era dos pontos corridos.

Parabéns a tudo e a todos...

4 de dez. de 2010

Redonda palpita

Vasco 0 x 0 Ceará

Atlético-PR 2 x 1 Avaí

São Paulo 0 x 1 Atlético-MG

Goiás 1 x 3 Corinthians

Cruzeiro 4 x 0 Palmeiras

Fluminense 0 x 0 Guarani

Santos 1 x 1 Flamengo

Vitória 3 x 2 Atlético-GO

Grêmio 2 x 1 Botafogo

22 de nov. de 2010

Fluminense,pontos corridos e o mata-mata

Em 2003,foi decidido o fim do mata-mata no Campeonato Brasileiro.

Realmente uma pena.

As pessoas(jornalistas,na maioria)que defendem os pontos corridos usam em sua defesa a questão de ser premiada a equipe "mais regular".

Nos pontos corridos falta emoção,falta adrenalina,falta a emoção do próprio mata-mata.

Muitos times no final do campeonato não querem mais nada.Vasco,São Paulo,Palmeiras,são só alguns exemplos deste Brasileirão.E acabam enfrentando,justamente,talvez até por coincidência,as equipes que estão disputando o título e claro,acaba facilitando a vida de um ou de outro.

Caso do Fluminense,que jogou ontem,ao vencer o São Paulo,que em uma forma muito clara,entregou a partida.Duas expulsões,perderam de 4 e não faziam um mínimo esforço em campo.Mas quem mais saiu perdendo foi o próprio São Paulo,que ainda tinha chances de se classificar para a Libertadores,até por conta dos resultados das equipes que brigam pelo G-4.

E no outro lado do mapa,o Corinthians empatou com o Vitória,e com o resultado da partida citada acima,perdeu a liderança.

Agora,faltando duas rodadas do fim,fica difícil de imaginar outro campeão brasileiro que não seja o Fluminense,até pelos adversários que enfrenta pela frente:Palmeiras,que certamente irá entregar e Guarani,que possuí chance de já estar rebaixado na última rodada.

Culpa de quem isso?Da CBF,que não tem uma organização boa suficiente para elaborar um bom campeonato,que tenha uma emoção a mais.Que tenha o poder de decisão na reta final.

Se for pegar a tabela apenas do segundo turno,por exemplo,o Fluminense,atual líder,está apenas em quinto.E o Grêmio,o primeiro,está em quarto.Culpa dos pontos corridos.

Começo a campanha:#volta mata-mata

19 de nov. de 2010

Redonda palpita

Hoje começo a série "Redonda palpita",na qual sempre antes da rodada,farei os meus palpites de como serão as partidas.

36° rodada

Grêmio 2 x 1 Atlético-PR

Grêmio Prudente 0 x 0 Ceará

Flamengo 1 x 1 Guarani

São Paulo 2 x 2 Fluminense

Botafogo 2 x 0 Internacional

Palmeiras 0 x 2 Atlético-MG

Vitória 1 x 1 Corinthians

Avaí 2 x 3 Atlético Goianiense

Goiás 0 x 0 Santos

Cruzeiro 3 x 1 Vasco

16 de nov. de 2010

Fim de polêmica


Essa imagem ficou muito clara que foi pênalti em Ronaldo,na polêmica da semana.

A quem pensa que,mesmo com essa imagem,não tenha sido falta,que me desculpe,mas não entende de futebol.

(Imagem que peguei no Twitter do jogador do Corinthians Elias)

Minhas desculpas(novamente)

Já estou ficando cansado de vir aqui em tempos para pedir desculpa aos leitores.

Mas fazer o que,é o que está acontecendo...

Mais uma vez fiquei sem postar por um tempo.

Porém agora volto com tudo,junto com a reta final do Campeonato Brasileiro.

(Mesmo que estou na época de provas(que por sinal começa amanhã),por isso tirem o "com tudo" e pensem que eu apenas irei voltar as postagens)

Até!