10 de fev. de 2013

O 11 ideal



Ano iniciado, contratações concretizadas e a primeira questão vem à tona: qual a formação ideal para o Corinthians ao longo do ano?

Tarefa muito difícil. Mesmo.

O Tite sempre prega que começa jogando quem merece. Depende de fatores que muitas vezes não estão ao nosso alcance; rendimento nos treinos, disposição, quem está em um melhor momento técnico, etc.

Todos podemos montar uma formação ideal - porém sempre de forma superficial, tendo em vista que não estamos no dia dia presenciando o que de fato acontece.

O meu esquema tático muito provavelmente vai ser diferente do seu. E o seu certamente irá divergir da de seu colega corinthiano. Isso é um excelente sinal. Prova que o Timão tem muitas opções em seu elenco.

Portanto, sem considerar o atual momento que cada um vive, e sim o que eu acredito que esse ou aquele jogador irá render durante o ano, eis aqui a minha formação ideal para o Corinthians em 2013:


Começo, evidentemente, com Cássio no gol. Coloco Edenilson na direita por pensar que Alessandro não seguirá o ritmo dos demais devido a sua alta idade - esse ano ele se aposenta.

Completam a zaga Chicão, Paulo André e Fábio Santos. Não podemos desmerecer a zaga campeã mundial, mesmo que com Gil e Felipe em ótima forma. Eles têm méritos - mesmo assim, precisam ficar atentos para não perderem a posição.

Como volantes, os incontestáveis Ralf e Paulinho. E aí vem o pepino.

O Corinthians possui diversas opções que fecham o meio para frente. Considero Danilo um titular absoluto. Quando a bola chega a seus pés, sei que ele não irá fazer besteira. Te garanto que ele tem absoluta noção do que está fazendo ali dentro de campo.

Dando companhia ao camisa 20, optei por Jorge Henrique. Acho indispensável um jogador com suas características ficar de fora do time. Ele corre, marca, apoia, cava falta, faz gol, irrita adversários, etc...

Completam o ataque Pato e Guerrero. Acredito veemente que essa dupla de ataque funcionará no Timão. Os dois sabem fazer gols, e o primeiro pode jogar facilmente como segundo atacante, dando suporte ao centro-avante.

Quanto ao Sheik, acredito que ele renderá mais atuando no segundo tempo. Dificilmente ele engolirá essa de ser reserva, mas nosso professor tem o time na mão. Se Tite assim desejar, Emerson vai acatar sua escolha.

Renato Augusto e Douglas, ambos muito talentosos, brigarão diretamente pela vaga com Jorge Henrique. E não acaba por aí! A equipe tem o potencial titular Romarinho, que quando entra dá conta do recado. 

Acredito, por fim, que essa será a equipe que atuará na maioria dos jogos em 2013, mas confesso que pensei por um bom tempo para montar esse time. Refiz duas vezes o esquema tático, e ainda saio com dúvidas. 

A torcida corintiana começou o ano muito esperançosa. O time só se reforçou e todas as contratações são boas peças. Se está difícil para eles, imagina pro Tite!

*texto originalmente publicado no Blog do Torcedor, que está hospedado no globoesporte.com. Pra quem quiser ver, tá aqui: http://globoesporte.globo.com/platb/sp-torcedor-corinthians/2013/02/08/post-200-a-revista-do-blog/

1 comentários:

Anônimo disse...

colocaria renato augusto