2 de ago. de 2012

A essência do judô que cativa um espaço mais do que merecido

494395 Mayra aguiar conquista o bronze no judô Medalhas do Brasil nas Olimpíadas de Londres 2012


Mayra Aguiar ajudou hoje o Brasil a expandir seu quadro de medalhas,com o bronze conquistado na categoria até 78 kg e se juntou a Felipe Kitadai com o terceiro lugar nos jogos de Londres; Sarah Menezes conquistou a medalha de ouro no último sábado.

Não só responsável por 3 das 4 medalhas até aqui do Brasil,o judô acumula 18 pódios,sendo então a modalidade mais premiada desde a primeira participação brasileira em 1920.

E como todo esporte,há fracassos.Leandro Guilheiro,esperança máxima de mais um ouro para o Brasil nesta Olimpíada, fracassou,assim como Rafaela Silva,Érika Miranda,Tiago Camilo entre outros...

Talvez falte um trabalho psicológico melhor para os atletas,que já vão para as Olimpíadas sobrecarregados de pressão e em caso de falha há,evidentemente, a cobrança.Caso de Rafaela Silva,vitima de racismo e xingamentos pesados no Twitter.

E pelo visto ela não é de levar desaforos pra casa:rebateu na mesma moeda, devolvendo a "gentileza" a desconhecidos da rede social.Não é,com certeza,a melhor forma de se resolver,mas eu entendo totalmente o lado da judoca.Com a cabeça quente da inesperada derrota ela encontrou lá o seu meio de desabafar.

Porque,injustamente,o judô ainda briga por espaço na mídia e agora,sem sombra de dúvidas,cativou um espaço dentro dos brasileiros.Como já citado rende o maior número de medalhas e é um esporte sensacional,que além de técnica e garra, exige uma gigante concentração do atleta.Fora do eixo,você jamais verá um lutador saindo com um bom resultado.



Assim como em todos os esportes,todos os atletas tem um lado melhor e outro nem tanto.Exemplo de Leandro Guilheiro,que tem como característica agarrar o quimono o tempo inteiro(preferência estudada e barrada pelos seus oponentes) e de Tiago Camilo que prefere um braço esticado para dominar a luta.

A arte marcial portanto ganha uma atenção maior- é claro que sempre teve,dependendo da pessoa,mas não tenha dúvida que o número de glórias conquistadas com esse esporte deu um espaço maior que já era muito mais do que merecido,levando em conta ainda que a delegação brasileira levou 14 judocas para a Inglaterra neste mês.

Amanhã tem mais:Rafael Silva e Maria Suellen lutam logo cedinho,iniciando as 5h30 e tem boas chances,principalmente o peso pesado.A vitória de Maria não seria uma grande surpresa,porém ela pega uma chave mais complicada.

Mas de certeza temos uma só:independente de medalha amanhã o judô vai continuar sendo o esporte com mais medalhas na história do Brasil e também muito provavelmente nesta edição de Londres.

#FORÇABRASIL


**informo que o blog no momento passa por uma reformulação na tentativa de se adequar ao clima olímpico,porque como já dito,a pira se acendeu apenas ontem por aqui...

1 comentários:

ricardosuzuki7 disse...

Melhor ajeitar rápido, pois a olimpíada acaba logo mais.
Muito bom o Blog.