12 de ago. de 2012

Dinastias separadas por 50 anos
















Everton Lopes e Rosely Feitosa chegaram à Londres com pompa de campeões mundiais.Eram, com certeza absoluta, favoritos ao ouro.

Foram eliminados, enquanto Adriana Araújo e os irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão iam avançando.Devagarzinho, e quando se deram conta, já estavam nas quartas de finais.

Faltava portanto uma vitória para cada lutador garantir a sua medalha.A última havia sido conquistada por Servílio de Oliveira, há exatos 44 anos, no México.

Esquiva e Adriana passaram com alguma facilidade e aí veio um dos mais emocionantes momentos das Olimpíadas: Yamaguchi bateu o cubano atual campeão mundial Julio Peraza.Comemorou como se tivesse ganhado ouro - e a vitória valeu essa comemoração.Ele já havia perdido para o cubano e lutou como nunca.


Veio a semi-final.Adriana foi derrotada, mas quem ligou?Após longos anos de espera veio a medalha de um pugilista, e era mulher!Quebrando barreiras, se tornou a primeira brasileira da história a conseguir o feito inédito.

Esquiva e Yamaguchi lutaram no mesmo dia valendo vaga na final.O primeiro dominou completamente a luta e fez história ao se classificar para uma final do boxe.O irmão mais velho, porém, foi derrotado, e garantiu mais uma medalha de bronze para o Brasil.

O finalista se encontrou novamente com Ryoto Murata, algoz do último mundial, quando conquistou o terceiro lugar.Fez uma luta muito parelha, e por uma punição extremamente duvidosa e polêmica acabou derrotado.



Nada que desmerecesse o tal feito dos irmãos.Ambos medalhistas olímpicos, ambos lutando como nunca e recolocando o boxe no seu devido lugar, que antigamente era um dos,se não o, principal esporte do Brasil.

Durante a década de 50 e 60 a família Jofre-Zumbano deu mostras de técnica e perseverança.Eder Jofre foi o primeiro brasileiro campeão mundial, guiado totalmente pela família de sua mãe,Angelina Zumbano.

A união dessas duas famílias deu origem à maior dinastia do esporte brasileiro.Éder possuía 7 tios; desses, 6 eram pugilistas:Higino, Erasmo, Tonico, Ricardo, Ralph e por fim Waldemar Zumbano.

Waldemar, conhecido como "Neno" e "Nê" por familiares era o meu bisavô e fora outros digníssimos feitos, foi o treinador da seleção brasileira nos Jogos de 1960 e 1964.Não conquistou medalha mas marcou história no boxe brasileiro.
Éder Jofre na sala Waldemar Zumbano


Desde pequeno me ensinava alguns golpes; queria que a tradição continuasse.Morreu em 2004 mas deixou um legado para o pugilismo.Legado que seria resgatado apenas cerca de alguns anos depois, quando enfim vieram as medalhas olímpicas.

O boxe perdeu espaço para o MMA, mas a beleza de sua história fica intacta, assim como o feito de Servílio, de Adriana e dos irmãos Falcão.

O pugilismo volta enfim a ter seu nome na mídia e quem sabe pode reconquistar espaço entre os brasileiros- mesmo com Esquiva e Yamaguchi querendo migrar para o Mixed Martial Arts, sonho antigo de seu pai,pugilista e também praticantes de artes marciais, Touro Moreno.

Os inéditos 3 pódios em Londres reinventam o esporte no Brasil.Agora é função da Confederação Brasileira de Boxe se aproveitar da situação, investindo no esporte para como consequência lançar mais revelações em busca de um espaço definitivo, que antigamente já era conduzido pela família Jofre-Zumbano.

Touro Moreno veio de uma família humilde mas jamais deixou de acreditar no boxe, tal como a geração de 1950 fez.As conquistas das famílias são reflexos do trabalho duro - não que os demais não tenham se esforçado - vindo de cada dinastia.

Segundo o pai, ainda há um que pode despontar, que foi campeão brasileiro recentemente.Trata-se do irmão de 16 anos de Esquiva e Yamaguchi.

O mérito dos dois irmãos foi totalmente reconhecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro e Esquiva Falcão será o porta-bandeira do Brasil na Cerimônia de Encerramento.

Nê, lá em cima, deve estar orgulhoso de seus feitos e agora, da família Falcão.Duas gerações separadas por algumas décadas - mas que vieram predestinadas à glória.


(como de costume, fotos exclusivas para o Redonda)

0 comentários: