3 de abr. de 2013

O que Felipão quer?


O jogo é beneficente, é por uma boa causa e, na realidade, não vale nada. Mesmo assim, não entendi a convocação de Felipão para o jogo de sábado, contra a Bolívia, numa partida marcada para arrecadar dinheiro para a família do jovem Kevin, assassinado no estádio em Oruro.

Estamos em um momento pré-Copa das Confederações e Copa do Mundo e o nosso treinador chamou jogadores que, muito possivelmente, não estarão disputando o Mundial no ano que vem. São os casos de Matheus Vidotto, quarto goleiro do Corinthians; Leandro, do Palmeiras; Dória, do Botafogo, entre outros. E deixou Fred, o artilheiro da seleção em sua jornada desse ano, fora da lista.

Ao contratar Luiz Felipe Scolari, a missão dada foi bem clara: vencer a Copa do Mundo. Entendo que ele queira fazer seus testes para definir de fato quem serão os convocados para o Mundial, mas que convoque certo. Que teste jogadores que de fato terão alguma chance de fazer parte da lista do ano que vem - a não ser que ele realmente tenha em mente a convocação desses listados acima, o que seria, no mínimo, um absurdo.

No entanto, foi apenas um pequeno deslize e continuo confiando no trabalho de Felipão. Não é à toa que ele venceu a Copa de 2002, e tem tudo para triunfar em 2014. Na edição da Coreia e do Japão, a situação era um pouco parecida; equipe ainda se formulando, sem dar show, sem vencer times importantes, mas que, no ano seguinte, chegou a maior glória do futebol.

Troco todos esses equívocos e as derrotas em amistosos pelo título em 2014. Se existe alguém capaz de levar essa seleção ao título, esse cara é o Felipão. 

Mesmo com todos os erros que apareceram e ainda aparecerão, ele parece saber o que está fazendo. Disso, não tenho dúvida. 

Mas a convocação para o jogo de sábado deixou muitas dúvidas – e quase certamente não servirá para nada se pensarmos no futuro da seleção.

0 comentários: